"Repertório" é diferencial nas melhores redações da Fuvest, dizem professores
Ana Okada
Em São PauloDe acordo com professores ouvidos pelo UOL Vestibular, o repertório dos candidatos foi um importante diferencial apresentado nas melhores redações da Fuvest 2010, pois compõe a chamada "marca de autoria". Esse recurso, de acordo com a professora Maria Aparecida Custódio, do cursinho Objetivo, é muito valorizado pelos corretores da Fuvest.
Ela conta que o vestibular procura não só textos que sejam bem escritos, mas que reflitam, na linguagem usada, o pensamento do estudante. "Você vê que o candidato não coloca a citação ali só para impressionar a banca. É tudo bem contextualizado", diz. "O estudante busca, no repertório dele, argumentos para embasar a redação, usando citações de livros, filmes etc. Isso enriquece a análise", explica Maria Aparecida.
O professor Eduardo Antonio Lopes, do cursinho Anglo, diz que os textos se destacaram, principalmente, por dois pontos: o bom emprego do português culto e o repertório apresentado, que é reflexo da formação cultural do estudante. Para ele, a principal lição que se pode tirar das melhores redações da Fuvest é a de que "não há receita de redação", dada a diversidade de modelos apresentados.
"Isso ataca o mito de que haja uma forma para executar uma redação. Não é como um exercício de matemática, que você tem etapas a serem seguidas numa certa ordem. Você vê que há redações que se aproximam desse modelo e há outras que se afastam bastante disso", salienta. "É importante que cada um procure seu estilo pessoal, seja pelo bom domínio da língua, seja pela boa exploração dos argumentos. Os textos foram escolhidos porque mostram muitas perspectivas que o candidato pode explorar", diz Lopes.
Intertextualidade
Os professores também chamam a atenção para a intertextualidade das redações. "Tem gente que continua achando que as matérias são compartimentadas. A redação é a chance de usar todas as disciplinas, e elas são muito úteis para enriquecer uma redação", diz Maria Aparecida.
"Se tem uma questão interdisciplinar é a redação", diz o professor Lopes. "A escrita reflete toda a formação do indivíduo e o repertório cultural da vida dele; isso não é tarefa só do professor de português, mas da família e de todos os professores de todas as disciplinas", diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário